Os dois principais candidatos à presidência nas eleições de dezembro de 1945 eram militares: Eurico Gaspar Dutra, lançado pelo Partido Social Democrático(PSD), apoiado por Getúlio Vargas, e Eduardo Gomes da União Democrática Nacional(UDN), apoiado pelos antigetulistas. Dutra venceu e ocupou a presidência de 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951.
Nas eleições gerais de 2 de dezembro de 1945, os eleitores tiveram plena liberdade de escolha. O partido comunista pôde participar pela primeira vez das eleições, lançando candidatos para todos os cargos. Mas em 1947, o partido seria novamente colocado na ilegalidade, com a cassação dos parlamentares.
O partido foi extinto sob a alegação de fazer parte de uma organização internacional, formada pelos partidos comunistas de diversas partes do mundo, liderados pela União Soviética.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o mundo ficou dividido em duas áreas de influência: de um lado os Estados Unidos, de outro, a União Soviética. O Brasil ficou na área de influência dos Estados Unidos.
Fiel a essa influência política, o governo do presidente Dutra rompeu relações com a União Soviética, fechou o Partido Comunista Brasileiro e cassou o mandato dos seus parlamentares.
Foi criada a Escola Superior de Guerra. A escola realizava uima forte propaganda contra o comunismo e em defesa da segurança nacional.
Nessa época instalaram-se no Brasil grandes empresas norte-americanas , favorecidas pelo governo brasileiro que deu de incentivos: doação de terrenos, redução de impostos, liberdade para mandar lucros ao exterior, mão-de-obra barata,etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário